Trono Branco

O Grande Trono Branco é tido por muitos como sendo o lugar onde se dará o Juízo Final. Muitos pensam que diante do Grande Trono Branco será descido quem será salvo ou não. Porém, a bíblia demonstra que todos quantos comparecerem diante do Grande Trono Branco já foi condenado. Todos quantos comparecerem perante o Grande Trono Branco está perdido para sempre, isto por causa da condenação que se deu em Adão “Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação...”

( Rm 5:18 ).Mas, se a humanidade já está condenada, qual é o propósito do Grande Trono Branco? Diante dele haverá o julgamento das obras de todos os homens que estão sob a ofensa, juízo e condenação de Adão.
O Livro de Jó, o livro mais antigo da bíblia, demonstra que Deus haveria de trazer os homens a juízo por causa de suas ações "Segundo a obra do homem, ele lhe paga, e faz a cada um segundo o seu caminho" ( Jó 34:11 ).
Muito tempo depois, Jeremias também deixou registrado: "Os teus olhos estão abertos sobre todos os caminhos dos filhos dos homens, para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações" ( Jr 32:19 ).
Sabemos que nada há que se esconda da presença de Deus e que Ele é perfeito juiz ( Hb 4:13 ). O Grande Trono Branco quando estabelecido trará a lume a medida da ira de Deus que os homens perdidos acumularam por ter um coração impenitente "Mas, segundo a tua dureza e teu coração impenitente, entesouras ira para ti no dia da ira e da manifestação do juízo de Deus" ( Rm 2:5 ).Com relação à salvação é certo que as obras dos homens de nada lhes aproveitarão diante do Grande Trono Branco, uma vez que, sem ser gerado de novo 'não há quem faça o bem' ( Sl 53:3 ). As obras dos homens sob  condenação serão consideradas por Deus como sendo 'trapos' de imundície, ou seja, que não pode justificar (não prestam para vestes). Todos que comparecerem diante de Deus no Grande Tribunal do Trono Branco estarão como nus, visto que não poderão cobrir a nudez com suas obras ( Is 59:6 ).
A queda da humanidade em Adão trouxe condenação, separação, destituição da glória de Deus, ou seja, todos os homens pecaram. Isto porque a humanidade ‘entra’ por uma porta larga, que é Adão, e passa a trilhar um caminho espaçoso que conduz à perdição. Como sabemos, há somente dois caminhos, um de perdição e outro de salvação, e os homens que entraram por Adão terá um destino segundo ao caminho que trilham “...e faz a cada um segundo o seu caminho” ( Jr 32:19 ; Jó 34:11 )
As obras dos homens por serem destituídos da glória de Deus também ficaram comprometidas, pois as suas obras deixaram de ser feitas em Deus ( Jo 3:19 ). Quando o homem não está em Deus, conseqüentemente as suas obras não são feitas n'Ele. Por este motivo, os homens religiosos que confiam em suas ‘boas’ obras (ações) rejeitaram a Cristo, pois não compreendem que as suas obras más.

VEJAMOS:

1. SUA COMPOSIÇÃO

 É um trono, que descreve a majestade e grande autoridade de Deus. Este é o trono do Rei dos reis e Senhor dos senhores, o trono onde cada sim é sim [e cada não é não para além do qual não há mais possibilidade de recurso 

2. SUA COR

 (Apocalipse 20:11 “E vi um grande trono branco, ...”) Branco significa santidade e retidão. Trata-se do trono do 3. SEU TAMANHO (Apocalipse 20:11) É grande, o que significa a onipotência de Deus.
O ocupante do trono este é Jesus Cristo

3. SEU TAMANHO 

(Apocalipse 20:11: E vi um grande trono branco) Imagine um trono que possa julgar toda a terra.

4. SEU OCUPANTE

 (Apocalipse 20:11) ...e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu; e não se achou lugar para eles) 

5. SUA LOCALIZAÇÃO 

(Apocalipse 20:11) ... fugiu a terra e o céu; e não se achou lugar para eles a mais natural interpretação do fato de a terra e o céu fugirem é que a presente terra e o presente céu serão destruídos e serão substituídos pelos novos céus e nova terra. Isto é também confirmado pela declaração adicional em Ap 21:1

6. QUEM SERÁ JULGADO 

(Apocalipse 20:12-13)
A. Estes são os não salvos. Sabemos que estes são os não salvos, porque eles não fazem parte da primeira ressurreição (Apocalipse 20:6)
C. Vêm do mar, da morte, e do inferno (Apocalipse 20:13 “E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras.”).   
B. Estes são os pequenos e os grandes, todos os não salvos. Independentemente da posição que alguém teve em terra, quer rei ou mendigo/paupérrimo, quer desprezado ou aclamado, quer um pecador público ou um em privado, todos os que morrem sem Cristo irão ficar diante de Deus no presente julgamento 
C. Vêm do mar, da morte, e do inferno (Apocalipse 20:13) 

7. SUA CONCLUSÃO
 (Apocalipse 20:14-15) a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte. 15 E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo.”) 



Comentários

Mensagens populares